Hospital da Mulher Mariska Ribeiro em Bangu é o maior banco de leite da rede municipal de saúde

O maior banco de leite da rede municipal de saúde fica em Bangu, no Hospital da Mulher Mariska Ribeiro. Inaugurado em julho deste ano, o serviço atende, inicialmente, bebês internados no Complexo Neonatal da unidade, que ganhou ainda um lactário. O local recebeu um investimento de aproximadamente R$ 840 mil em obras estruturais e R$ 500 mil em equipamentos, material e mobiliário. A implantação dos serviços ocorre de forma gradual, passando gradativamente a atender também a demanda externa, dos bebês internados em outras maternidades da rede.

– Um dos nossos maiores desafios é conseguir fazer com que as crianças tenham uma alimentação natural e saudável, e o leite humano é essencial para isso. O Hospital Mariska Ribeiro inaugurou seu banco de leite com o objetivo de incentivarmos a nutrição de crianças com leite humano in natura. A ideia é que possamos processar o leite aqui na própria maternidade, para quem está na UTI neonatal, e também para as crianças que recebem alta e que não conseguem amamentar em casa. Esse banco de leite pretende atender, aproximadamente, 100 crianças por mês e também esperamos suprir outras necessidades de outras maternidades – afirmou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

Armazenamento de 2 mil litros de leite humano

O banco de leite tem capacidade para armazenar cerca de 2 mil litros de leite humano e conta com uma sala de apoio à amamentação, durante 24 horas por dia, com ambientação e identidade visual do Cegonha Carioca, que visa oferecer um ambiente humanizado e acolhedor para as mães. Também conta com consultório de atendimento médico específico para os bebês e doadoras, uma recepção de acolhimento e triagem, além de cinco salas: de extração de leite manual e com bomba elétrica, de higienização, de processamento, de estocagem e de distribuição.

O banco de leite tem a função de armazenar e ofertar leite humano ordenhado pasteurizado (LHOP) aos recém-nascidos internados em UTI neonatal, que por algum motivo não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.

Toda lactante saudável que esteja com boa produção de leite e amamentando seu próprio filho está apta a doar. O leite passa por um processo de qualidade e segurança antes de ser oferecido aos bebês prematuros (nascidos com menos de 37 semanas de vida intrauterina) e recém-nascidos com baixo peso (menos de 2.500 gramas ao nascimento, independentemente da idade gestacional). O leite humano é considerado o principal fator de redução da mortalidade na infância.

Para os recém-nascidos que necessitam do uso de fórmula láctea, a unidade contará com um novo lactário, com produção própria., para maior rigor de qualidade desse leite ofertado aos bebês. O setor terá salas da coordenação de nutrição, de preparo, fracionamento e distribuição.O Hospital da Mulher Mariska Ribeiro realiza cerca de 1.650 atendimentos na emergência, 300 partos por mês e 5 mil consultas ambulatoriais. Em 2022, a UTI neonatal da unidade atendeu 459 bebês, estando entre as maternidades da rede que mais oferecem vagas para os recém-nascidos de risco. Muitos desses bebês dependem do leite humano doado.

Município tem sete bancos de leite

A Secretaria Municipal de Saúde conta com 7 bancos de leite e 25 pontos de recebimento de leite humano. Para garantir a alimentação adequada dos bebês internados nas maternidades municipais, a SMS recebe doações de pacientes saudáveis com excesso de leite e voluntárias externas.

Para doar, é exigido que a candidata esteja em boa saúde; não use medicamentos, álcool ou drogas; não seja fumante e apresente exames do pré ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde.
A primeira doação é feita no centro de coleta de um BLH, onde as doadoras recebem um kit com frascos estéreis, gorro, máscara, gaze e fazem a higienização adequada de mãos e mamilos.

Também é possível doar, nas maternidades do município, recipientes de vidro com tampa plástica, nos quais o leite é armazenado. Vale ressaltar que o leite doado passa por processo de pasteurização e controle de qualidade.

As doações podem ser feitas nos seguintes bancos de leite humano e postos de recebimento na Zona Oeste:

Hospital Municipal Rocha Faria
Av. Cesário de Melo 3.215 – Campo Grande

Clínica da Família Antônio Gonçalves
Av. Brasil s/nº, esquina com a Estr. do Engenho – Realengo

Tel: 3467-9893

Centro Municipal de Saúde Prof. Edgar Magalhães Gomes
Rua Filomena s/nº – Inhoaíba

Tel: 3377-2813 / 3377-2850

Centro Municipal de Saúde Dra. Maria Aparecida de Almeida
Praça Antônio Mattos Areas s/nº – Paciência

Tel: 3484-0891

 

Postado em _Slider, Saúde